Em junho de 2023, a Prefeitura de Pinheiro Machado implantou o transporte escolar urbano gratuito para os alunos da Educação Infantil que frequentam as escolas municipais de Educação Infantil Prof.ª Tânia Maria Silveira Cardoso e Pinheirinho. O transporte é oferecido pelo munícipio através de verbas destinadas à Educação.
O prefeito Ronaldo Madruga (Progressistas) explica que a iniciativa visa beneficiar a comunidade escolar, principalmente os que não dispõem de transporte próprio ou não tem horário compatível para deixar os filhos na escola.
Sobre o trajeto até a escola e a segurança das crianças, Madruga salientou que “as crianças são pequenas e necessitam de cuidados, por isso viajam acompanhadas pelos pais ou responsáveis durante o trajeto de casa até a escola”.
É o segundo ano que o serviço vem sendo oferecido no município e o prefeito garante que está funcionando muito bem. “Tivemos uma adesão muito boa. É um serviço que estamos oferecendo para facilitar a vida das pessoas e trazer comodidade aos nossos pequenos, principalmente na época do inverno, na qual as crianças sofrem bastante com as temperaturas baixas. O ônibus percorre toda a cidade. Onde tiver criança matriculada na educação infantil, haverá transporte”.
Antes de iniciar o projeto, o governo municipal planejou o itinerário e as regras necessárias para garantir a segurança de todos. A equipe realizou reuniões com os pais e responsáveis para apresentar o cronograma de horários e as regras básicas relacionadas ao transporte. “Na ocasião, foi distribuído um folder contendo todas as informações necessárias, incluindo as regras do transporte e um mapa detalhado do trajeto, com os horários de partida e chegada. O material explicativo tinha por objetivo esclarecer e familiarizar os pais para que os mesmos tivessem confiança no sistema de transporte escolar”, esclareceu.
Além do transporte, esse ano foram construídos os abrigos escolares denominados Parada Baby. Ao todo, são 11 abrigos distribuídos em locais estratégicos e de fácil acesso para facilitar o embarque das crianças. “Todas as paradas foram plotadas para identificar o local de embarque e desembarque de crianças facilitando a logística do trânsito. O ônibus também é identificado”.
De acordo com a secretária de Educação, Jaqueline dos Santos, atualmente, cerca de 60 crianças de 0 a 4 anos utilizam o transporte escolar. “Os alunos que utilizam o transporte são do berçário I e II, maternal I e II e pré I das duas escolas”.
A faxineira Celena de Souza, mãe da Isadora de Souza, de 4 anos, utiliza o transporte desde o ano passado. “Moro distante da escola. Atravessar a cidade nos dias de chuva com minha pequena no colo ou na bicicleta era impossível. Em dias chuvosos, não tinha como levá-la, só ia quando arranjávamos uma carona. Graças ao transporte escolar gratuito, hoje levo ela todos os dias. Ela ama viajar no ônibus, vai toda feliz”, declarou a mãe.
“O transporte facilitou a minha vida, além da facilidade para chegar até a escola posso ir trabalhar tranquila. Antes, nos dias de frio e chuva, eu dependia do apoio de familiares para cuidar da Isadora enquanto eu trabalhava”.
Para a diretora da Escola Prof.ª Tânia Maria Silveira Cardoso, Bianca Ribeiro, o transporte escolar mudou a realidade de muitas crianças e trouxe qualidade de vida. “É um projeto muito importante que veio pra beneficiar, além de facilitar em questão da distância. Muitos moram longe da escola, tem a questão do clima. O transporte no inverno é fundamental para a saúde das crianças. Hoje, temos as paradas com proteção para que eles embarquem sequinhos e protegidos. Sem dúvidas, trouxe segurança e qualidade de vida para os pequenos”.
O motorista Wagner Oliveira, responsável pelo transporte das crianças, falou sobre a alegria de cada uma ao embarcar no ônibus. “Saio às 8h do parque rodoviário, faço todo o percurso na cidade e sempre encontro as crianças felizes. Elas adoram andar de ônibus”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.
Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.