A Emater-Ascar integra o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e também o conjunto de entidades executoras da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), de caráter permanente, continuado e universal para o público beneficiário. Suas ações permitem o estímulo à participação de indivíduos, famílias, comunidades e as representações na formulação das políticas públicas, com equidade de gênero, geracional, racial, étnica e social. O trabalho desenvolvido também visa a promoção da segurança alimentar e melhoria da nutrição de indivíduos, comunidades e da agricultura sustentável com geração de renda e abastecimento local de alimentos e produtos da sociobiodiversidade.
Segundo a extensionista social e chefe do Escritório, Elizabeta Hatelma Cruz Neitzke, em Pinheiro Machado, o escritório da Emater foi instalado em 10 de novembro de 1966. Nestes 57 anos de atuação, a comunidade conta com atendimento e projetos de Assistência Técnica e Social visando o desenvolvimento rural do município, com foco nas famílias e suas organizações em todas as localidades. Atualmente, o trabalho no município é desenvolvido por Elizabeta e o engenheiro agrônomo André dos Santos Kieling.
Sobre o atendimento ao meio rural, a extensionista explica: “as ações realizadas através da Emater são fundamentais para que as famílias rurais tenham acesso às políticas públicas de governo, entre elas, municipais, estaduais e federais. Prestamos atendimento a essa demanda, encaminhando no acesso à documentação, enquadramento em grupos prioritários, elaboração de projetos produtivos e de acesso ao crédito rural”, destacou.
De acordo com Elizabeta, a intermediação da extensão rural é imprescindível para que as famílias produtoras possam participar do abastecimento dos mercados institucionais: Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), com oferta e fornecimento há 15 anos, através da Secretaria Municipal de Educação, e o Programa Alimenta Brasil (PAA), com fornecimento de alimentos na modalidade doação simultânea, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, com o intuito de ampliar o acesso à alimentação e incentivar a produção de agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, povos indígenas e demais populações tradicionais.
Para a extensionista, a grande demanda de atendimentos justifica a importância do serviço desenvolvido pela Emater no município. “Em 2023, no total, foram realizadas 872 consultas técnicas no escritório municipal, das quais 402 pessoas foram atendidas sobre acesso às políticas públicas, com 144 encaminhamentos à documentação, 52 emissões e renovações de Cadastro de Agricultor Familiar (CAF) e foram assessoradas 421 famílias”, esclareceu.
A Emater sempre firmou parcerias com o município e entidades locais nos mais diversos segmentos. Vale ressaltar que desde a primeira Feovelha, a Emater atuou junto na promoção do evento, buscando parcerias locais e regionais, podendo citar a 40ª Feira Regional de Artesanato em Lã, o 22º Concurso de Artesanato em Lã, o 19º Concurso Municipal de Borregas, habilitando a participação no Concurso Regional, e 10º Concurso de Artesanato em Pele Ovina.
Em 2023, foi realizado o 5º Concurso Municipal de Qualidade do Mel, possibilitando a participação dos apicultores no Concurso Regional, do qual o município tem obtido premiação anualmente.
https://www.jornaltradicao.com.br/pinheiro-machado/rural/emater-ascar-contribui-significativamente-para-o-desenvolvimento-economico-de-pinheiro-machado/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.
Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.