Emater-Ascar contribui significativamente para o desenvolvimento econômico de Pinheiro Machado - DiCacimbinhas

ÚLTIMAS

sexta-feira, 3 de maio de 2024

Emater-Ascar contribui significativamente para o desenvolvimento econômico de Pinheiro Machado


A Emater-Ascar integra o Sistema Úni­co de Assistência Social (SUAS) e também o conjunto de entidades executoras da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), de caráter perma­nente, continuado e universal para o pú­blico beneficiário. Suas ações permitem o estímulo à participação de indivíduos, fa­mílias, comunidades e as representações na formulação das políticas públicas, com equidade de gênero, geracional, racial, étnica e social. O trabalho desenvolvido também visa a promoção da segurança alimentar e melhoria da nutrição de indi­víduos, comunidades e da agricultura sus­tentável com geração de renda e abaste­cimento local de alimentos e produtos da sociobiodiversidade.

Segundo a extensionista social e chefe do Escritório, Elizabeta Hatelma Cruz Neit­zke, em Pinheiro Machado, o escritório da Emater foi instalado em 10 de novembro de 1966. Nestes 57 anos de atuação, a co­munidade conta com atendimento e pro­jetos de Assistência Técnica e Social visan­do o desenvolvimento rural do município, com foco nas famílias e suas organizações em todas as localidades. Atualmente, o trabalho no município é desenvolvido por Elizabeta e o engenheiro agrônomo André dos Santos Kieling.

Sobre o atendimento ao meio rural, a extensionista explica: “as ações realizadas através da Emater são fundamentais para que as famílias rurais tenham acesso às po­líticas públicas de governo, entre elas, mu­nicipais, estaduais e federais. Prestamos atendimento a essa demanda, encami­nhando no acesso à documentação, enqua­dramento em grupos prioritários, elabora­ção de projetos produtivos e de acesso ao crédito rural”, destacou.

De acordo com Elizabeta, a interme­diação da extensão rural é imprescindível para que as famílias produtoras possam participar do abastecimento dos merca­dos institucionais: Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), com oferta e fornecimento há 15 anos, através da Se­cretaria Municipal de Educação, e o Pro­grama Alimenta Brasil (PAA), com for­necimento de alimentos na modalidade doação simultânea, por meio da Secreta­ria Municipal de Assistência Social, com o intuito de ampliar o acesso à alimentação e incentivar a produção de agricultores familiares, extrativistas, pescadores arte­sanais, povos indígenas e demais popula­ções tradicionais.

Para a extensionista, a grande deman­da de atendimentos justifica a importân­cia do serviço desenvolvido pela Emater no município. “Em 2023, no total, foram realizadas 872 consultas técnicas no es­critório municipal, das quais 402 pessoas foram atendidas sobre acesso às políti­cas públicas, com 144 encaminhamentos à documentação, 52 emissões e renova­ções de Cadastro de Agricultor Familiar (CAF) e foram assessoradas 421 famílias”, esclareceu.

A Emater sempre firmou parcerias com o município e entidades locais nos mais diversos segmentos. Vale ressaltar que desde a primeira Feovelha, a Emater atuou junto na promoção do evento, bus­cando parcerias locais e regionais, poden­do citar a 40ª Feira Regional de Artesana­to em Lã, o 22º Concurso de Artesanato em Lã, o 19º Concurso Municipal de Bor­regas, habilitando a participação no Con­curso Regional, e 10º Concurso de Arte­sanato em Pele Ovina.

Em 2023, foi realizado o 5º Concurso Municipal de Qualidade do Mel, possibi­litando a participação dos apicultores no Concurso Regional, do qual o município tem obtido premiação anualmente.

https://www.jornaltradicao.com.br/pinheiro-machado/rural/emater-ascar-contribui-significativamente-para-o-desenvolvimento-economico-de-pinheiro-machado/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.

Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.