Na última quinta-feira (16), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pinheiro Machado foi palco do 6º Concurso Municipal de Qualidade do Mel. O evento reuniu apicultores e entusiastas para celebrar e reconhecer a excelência do mel produzido na região.
O concurso, que teve como objetivos difundir as qualidades do mel, promover o associativismo entre os apicultores e incentivar o consumo deste produto natural, contou com a participação de 15 produtores, dos quais 12 apresentaram suas amostras para avaliação.
Cinco jurados foram encarregados de avaliar e classificar os méis com base em critérios como apresentação, cor, aroma e sabor, conferindo notas a cada amostra. Após uma criteriosa análise, foram premiadas quatro delas – os primeiros e segundos lugares, tanto para Mel Claro quanto para Mel Escuro – levando em consideração a soma das notas atribuídas.
Veja os vencedores:
1º lugar na categoria de Mel Claro: Kari Schneider Dummer;
2º lugar Mel Claro Gilmar Correa da Rosa;
1º lugar Mel Escuro: Marga Emília Robe do Pinho;
2º lugar Mel Escuro: Eliel Garcia Porciúncula.
As amostras premiadas serão agora levadas ao Concurso Regional, representando não apenas a qualidade do mel produzido em Pinheiro Machado, mas também o empenho e dedicação dos apicultores locais em seguir padrões de excelência na produção apícola.
Além de fomentar a produção de mel de qualidade, o evento teve como propósito despertar na população a consciência pela preservação das florestas e demais recursos naturais, como também popularizar os produtos provenientes da abelha melífera e estimular uma apicultura cada vez mais racional e científica.
O 6º Concurso Municipal de Qualidade do Mel reafirmou o compromisso da comunidade apícola do município com a excelência e a sustentabilidade na produção de mel, destacando-se como um evento de grande relevância para a promoção e valorização do setor na região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.
Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.