Pinheirenses devem se adequar ao novo decreto estadual - DiCacimbinhas

ÚLTIMAS

segunda-feira, 11 de maio de 2020

Pinheirenses devem se adequar ao novo decreto estadual

Uso de máscaras nas ruas é a principal mudança para os munícipes

Ao publicar o boletim epidemiológico diário, a Prefeitura Municipal através do Comitê Extraordinário de Saúde trouxe um trecho onde destaca a obrigatoriedade do uso de máscaras tanto em ambientes fechados como abertos de uso coletivo, conforme o Modelo de Distanciamento Controlado lançado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que se encontra em vigor a partir desta segunda-feira, 11 de maio, entre outros protocolos a serem cumpridos de acordo com a bandeira da região, sendo que Pinheiro Machado está, atualmente, na zona da bandeira laranja. Acesse e obtenha as informações completas em: https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br/

LARANJA – risco médio: significa que a região está com um dos dois cenários: média capacidade do sistema de saúde e baixa propagação do vírus ou alta capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus. 

Na transmissão diária pela internet desta segunda-feira, o governador Eduardo Leite e o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, focaram em responder às principais questões, como a obrigatoriedade do uso de máscaras, a forma de fiscalização, a retomada das aulas e dos treinamentos de clubes de futebol, entre outras. 

PERGUNTAS E RESPOSTAS 

● Como será feita a fiscalização? 
A fiscalização é feita pelos municípios, através das autoridades locais e de órgãos de vigilância sanitária, com o apoio do Estado. A participação da população, com denúncias de situações de irregularidade, será fundamental para que se garanta o cumprimento das medidas. O Código Penal prevê como crime o descumprimento de medida sanitária preventiva à propagação de doenças contagiosas. 

● O uso de máscaras é obrigatório? 
Sim. A medida se torna obrigatória no Rio Grande do Sul, em ambientes fechados e abertos. Isso se dá para a proteção de todos – a pessoa pode estar assintomática e, mesmo assim, estar transmitindo o vírus. A máscara cria uma barreira física para que qualquer tosse, espirro ou mesmo saliva expelida ao falar não contamine outras pessoas e objetos, reduzindo a possibilidade de propagação. 

● Quando as aulas poderão ser retomadas? 
O Executivo está discutindo protocolos para a retomada das aulas com segurança. Até o momento, os protocolos que deverão ser seguidos pela Educação ainda não estão fechados. Por enquanto, as aulas seguem suspensas, tanto para a rede pública como para a rede privada. Embora jovens e crianças não façam parte do grupo de risco, a atividade de ensino pressupõe a reunião de um grande grupo de pessoas, tornando os ambientes mais favoráveis à transmissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.

Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.