Os Vereadores Fabrício Costa (PSB) e Wilson Lucas (PDT) emitiram na tarde desta sexta-feira (10), nota oficial sobre o episódio em que envolve uma pesquisa realizada pelo Instituto Tiradentes, que apontava os vereadores mais atuantes no município de Pinheiro Machado.
O Instituto Tiradentes foi alvo de uma denúncia no programa Fantástico, da Rede Globo, em que mostra a empresa comercializando prêmios à prefeitos, vereadores e funcionários públicos. Além do instituto, a empresa União Brasileira de Divulgação também estaria no esquema, que será investigado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul.
Buscando dar transparência ao fato da premiação, ambos parlamentares citados, usaram de seus perfis na rede social Facebook para dar explicações. Ressalta-se ainda que a pesquisa e premiação já era realizada há bastante tempo, e desta forma outros políticos também já haviam sido contemplados.
WILSON DA ROSA LUCAS
"Como todos sabem está sendo vinculada na imprensa uma matéria colocando em cheque a idoneidade do Instituto Tiradentes que premia Gestores Municipais e Vereadores com a medalha Tiradentes e que, no ano de 2017 eu fui agraciado com esta premiação. Preciso ressaltar que jamais imaginaria que esta entidade teria como objetivo tirar vantagem financeira indevida de mim enquanto Vereador ou de qualquer outro colega da Casa Legislativa de Pinheiro Machado. Levado pela inocência e pela inexperiência do primeiro mandato como Legislador fui sim receber a premiação que aconteceu durante um seminário na cidade de Porto Alegre, acreditando cegamente que este instituto enganador realmente usava as ferramentas de pesquisa apresentados (ligações telefônicas, interações em redes sociais, etc.). Além disso, o evento contou com várias pautas de interesse para mim enquanto nesta função de Vereador, tais como palestras com temas que são pertinentes a qualquer servidor do Legislativo ou do Executivo (Alternativas para o aumento da arrecadação do município – Impacto da reforma da previdência nos municípios – Reforma política e destino da democracia brasileira – entre outros.) o que deu ainda mais ênfase no entendimento de estar participando de uma cerimônia séria, que agraciava meus esforços em prol da comunidade. Desta forma, tendo recebido 366 votos de pessoas que acreditam na minha conduta, não posso me omitir, faço questão de vir a público me deixar à disposição para qualquer esclarecimento e espero que os responsáveis por esta fraude sejam punidos, bem como se eu precisar devolver qualquer valor o farei sem pensar duas vezes. Fui eleito para ser a representação do povo no legislativo e assim sempre o farei, me sinto profundamente triste e todos sabem o quanto sou transparente, sou verdadeiro e assim sempre será. Obrigado a todos que me ligaram, mandaram mensagens de apoio ou que de alguma forma vieram até a mim dizer que tem certeza que eu jamais faria algo errado ou algo que prejudicasse qualquer pessoa, sou grato a cada um de vocês e tenho a total convicção que os responsáveis serão penalizados perante a justiça".
FABRICIO COSTA
"Quando me propus participar ativamente da vida pública através da Política, tive como objetivo ser e batalhar pela transparência no Setor Público, pois entendo que assim é uma maneira eficaz da população acompanhar o que ocorre e é feito na Administração Pública, que é de onde provem os serviços básicos que todos nós utilizamos. Como parte deste processo de minha função, participei no decorrer destes 20 meses, de Cursos, Seminários e Congressos, todos eles com a principal finalidade de aumentar conhecimentos, para colocar em prática aqui em nosso Município. Já no final de 2017, recebo a notificação do INSTITUTO TIRADENTES, que fui indicado através de pesquisa telefônica efetuada com nossa Comunidade, como Vereador mais atuante, assim como convite para participar do 122° Seminário Brasileiro de Prefeitos, Vice-Prefeitos, Vereadores, Procuradores Jurídicos, Controladores Internos, Secretários e Assessores Municipais cuja programação envolvia 6 Palestrantes tratando de assuntos de interesse dos Municípios, entre eles Dr Luiz Fernando Chulipa, professor da Escola de Gestão Pública da FAMURS (entidade que representa os Municípios Gaúchos), Dr Tiago Beck, Vice-Presidente da Comissão Estadual de Previdência Social da OAB/RS e, da Dra Marilina Bercini, diretora do CEVS da Sec. Est. da Saúde do RS, entre outros. Com estes notórios nomes públicos de palestrantes, especialistas em suas áreas atrelados ao fato de tal evento já ter ocorrido em igual semelhança em anos anteriores, me deu a segurança, sim, de acreditar na idoneidade do referido Instituto, o qual, pós término do Seminário, me entregaria a premiação. No início desta semana, a Imprensa passou a vincular possíveis irregularidades, tendo como base uma investigação em Curso dos Órgãos de Controle, sobre a forma que ocorreu este Seminário, bem como suas justificativas. Como informei no início desta explanação, uso da Transparência para não tapar o sol com peneira, e por isso já na Sessão desta ultima terça-feira fiz questão de registrar em Plenário, cuja parte específica desta fala postarei a seguir, que aguardarei, a conclusão do Processo, e se confirmado o entendimento de irregularidade, acionarei Judicialmente o Instituto Tiradentes por ter sido peça manipulada assim como outras tantas pessoas públicas de forma maldosa pelo mesmo. É uma nota extensa sim, mas é se faz necessária 1° para agradecer a confiança na credibilidade que venho conquistando e que demonstrou desde o início da semana na forma de apoio vindo das pessoas de minha terra natal e 2° que especificamente a Emissora de TV que hoje vinculou meu nome mostrou o quanto é IMPARCIAL pois nem contato conosco entrou para que ao menos pudéssemos nos manifestar, sendo também que houve agora no meio da tarde a tentativa de contato com a mesma e o número que se encontra no site da mesma não atendeu nossa ligação".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.
Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.