Buscando aprimorar o projeto de monitoramento meteorológico da Serra do Sudeste, o trio que está à frente das duas estações em Pinheiro Machado instalou, no último sábado (11), outro equipamento na Serra dos Veleda. Segundo análises, lá existe grande potencial para ter o inverno mais frio do Rio Grande do Sul. O local fica cerca de 15km da sede do município.
Para que isso seja de fato comprovado, o agora graduado em Meteorologia, Allef Mattos, junto aos acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Gabriel Cassol e Fernando Rafael, levaram a estação instalada no município de Herval – que estava perdendo sinal e vai precisar ser substituída – para Pinheiro Machado. “Esse equipamento, em perfeitas condições, foi instalado no Parque Charrua e o de lá transferido para a Serra dos Veleda, local onde nos possibilita uma observação mais favorável”, explicaram.
Conforme detalharam, essas estações são equipamentos munidos de sensores que medem temperatura, umidade relativa, pressão atmosférica, velocidade e direção do vento, e precipitação.
“O local é um dos pontos culminantes da região, estando a mais de 460 metros de altitude e de campos totalmente limpos. Por ser mais alto que o Parque Charrua e mais descampado, a Serra dos Veleda vai registrar corretamente os valores de velocidade do vento, e sendo mais ventilado também registrará temperaturas menores”, explicaram.
Desde 2017, eles são os responsáveis pelo monitoramento de uma estação no Parque Charrua e outra no Passo dos Pires. Em 2018, a cidade registrou a menor temperatura média no trimestre de inverno no Estado, colocando-a como o inverno mais gelado do Rio Grande do Sul e um dos mais gelados do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.
Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.