Fabrício Costa propõe Audiência Pública para tratar sobre contaminação na água - DiCacimbinhas

ÚLTIMAS

quinta-feira, 9 de maio de 2019

Fabrício Costa propõe Audiência Pública para tratar sobre contaminação na água

Desde que foi publicada em nível nacional, de acordo com as agências de jornalismo investigativo Repórter Brazil, Agência Pública, em parceria com a organização suíça Public Eye, as informações das matérias e os dados do Sisagua repercutiram por 393 jornais, rádios e sites de notícias brasileiros, inclusive o blog, publicou que a pesquisa do Ministério da Saúde detectou presença de substâncias utilizadas em defensivos agrícolas em 14 municípios gaúchos, sete deles próximos a Pinheiro Machado – Aceguá, Dom Pedrito, Caçapava do Sul, Lavras do Sul, Bagé, Piratini e Santana do Livramento, a população destes municípios acabaram ficando desconfiadas sobre o tema. 

A Corsan, concessionária para captação, tratamento e distribuição de água potável na maioria dos municípios identificados na pesquisa, divulgou nota, na qual refutava o risco à saúde e assegurava que os dados das coletas que identificaram a presença de pesticidas na água aconteceram antes da fase de tratamento e distribuição, porém, no documento original divulgado pelo Sisagua, somente dois se enquadravam no que explicava a nota. 

Posteriormente, a autarquia estadual divulgou nova nota, que apresentava dados que atestariam a segurança do hídrico. Organizações ligadas direta ou indiretamente a empresas fabricantes ou distribuidores de defensivos agrícolas divulgaram contrapontos, em que acusaram as reportagens difundidas pelo país, como “enganosas” ou “manipuladas”. Contudo, não apresentaram dados, pesquisas, fatos ou contraprovas de que no período de 2014 a 2017, fosse atestado que a pesquisa divulgada pelo Sisagua não possua validade técnico-científica. 

Buscando esclarecer de fato a situação, o Vereador Fabrício Costa protocolou na Casa Legislativa pinheirense pedido para realização de uma audiência pública para tratar o tema com representantes da Corsan local. "As pesquisas detalham a presença de agrotóxicos na água consumida por moradores de Pinheiro Machado e isto assusta a comunidade. Precisamos esclarecer este fato e por isso vejo que a audiência é importante", explicou Fabrício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.

Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.