HOJE: Audiência na Câmara apresentará potencialidades de investimentos relativos ao clima em Pinheiro Machado - DiCacimbinhas

ÚLTIMAS

terça-feira, 6 de agosto de 2019

HOJE: Audiência na Câmara apresentará potencialidades de investimentos relativos ao clima em Pinheiro Machado

Ocorre nesta terça-feira (06) uma audiência pública na Câmara Municipal proposta pelos integrantes da Comissão Temporária Especial de Estudo e Divulgação das Possibilidades de Investimentos Econômicos relativos ao Microclima de Pinheiro Machado. A Comissão é composta pelos vereadores: Fabrício Costa (Presidente), Adão Martinho (Relator) e Gilson Rodrigues. 

A audiência terá início às 14h e contará com representantes da Emater, Acias, da Embrapa Pelotas e com representantes da Faculdade de Meteorologia da UFPEL para explanação à comunidade sobre as oportunidades relativas ao clima de Pinheiro Machado que podem ser exploradas. 

RELEMBRE: 
Recentemente os integrantes da Comissão Temporária Especial de Es­tudo e Divulgação das Pos­sibilidades de Investimentos Econômicos relativos ao Microclima de Pinheiro Machado, participaram de duas importantes reuniões no município de Pelotas. A comitiva foi até a sede da Embrapa Cli­ma Temperado e conversou com o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvi­mento, Jair Nachtigal. Na oportunidade, ele enfatizou que há várias culturas com potencial em Pinheiro Ma­chado e que a Embrapa é parceira para levar este co­nhecimento aos produtores. 

Segundo Jair, uva, oliveira, noz-pecã, mo­rango, maçã e avelã são culturas promissoras para o município. 

Ainda como parte da agenda no município vizinho, os parlamenta­res também estiveram no Centro de Pesquisas da Faculdade de Meteorologia (CPMET) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Fizeram parte da reunião os formandos Gabriel Cassol e Fernando Rafael, que rea­lizam o trabalho de campo em Pinheiro Machado; o chefe do Centro de Pesqui­sas e Previsões Meteoroló­gicas, Leonardo Calvetti; e o diretor da Faculdade de Meteorologia da UFPel, Fabrício Harter.

A partir do conhe­cimento técnico do grupo acadêmico e dos registros das estações meteorológicas instaladas no município, já foi possível confirmar que o município tem grandes potencialidades a serem exploradas devido ao clima bem definido das estações inverno e verão. 

Além dis­so, o projeto, que surgiu ainda em 2017, tem possi­bilitado o registro de dados que afirmam o que muitos já desconfiavam: Pinheiro Machado tem potencial para ser a cidade com o inverno mais frio do Rio Grande do Sul e do Brasil, superando inclusive São José dos Au­sentes, na serra gaúcha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.

Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.