Ocorre nesta terça-feira (06) uma audiência pública na Câmara Municipal proposta pelos integrantes da Comissão Temporária Especial de Estudo e Divulgação das Possibilidades de Investimentos Econômicos relativos ao Microclima de Pinheiro Machado.
A Comissão é composta pelos vereadores: Fabrício Costa (Presidente), Adão Martinho (Relator) e Gilson Rodrigues.
A audiência terá início às 14h e contará com representantes da Emater, Acias, da Embrapa Pelotas e com representantes da Faculdade de Meteorologia da UFPEL para explanação à comunidade sobre as oportunidades relativas ao clima de Pinheiro Machado que podem ser exploradas.
RELEMBRE:
Recentemente os integrantes da Comissão Temporária Especial de Estudo e Divulgação das Possibilidades de Investimentos Econômicos relativos ao Microclima de Pinheiro Machado, participaram de duas importantes reuniões no município de Pelotas. A comitiva foi até a sede da Embrapa Clima Temperado e conversou com o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Jair Nachtigal. Na oportunidade, ele enfatizou que há várias culturas com potencial em Pinheiro Machado e que a Embrapa é parceira para levar este conhecimento aos produtores.
Segundo Jair, uva, oliveira, noz-pecã, morango, maçã e avelã são culturas promissoras para o município.
Ainda como parte da agenda no município vizinho, os parlamentares também estiveram no Centro de Pesquisas da Faculdade de Meteorologia (CPMET) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Fizeram parte da reunião os formandos Gabriel Cassol e Fernando Rafael, que realizam o trabalho de campo em Pinheiro Machado; o chefe do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas, Leonardo Calvetti; e o diretor da Faculdade de Meteorologia da UFPel, Fabrício Harter.
A partir do conhecimento técnico do grupo acadêmico e dos registros das estações meteorológicas instaladas no município, já foi possível confirmar que o município tem grandes potencialidades a serem exploradas devido ao clima bem definido das estações inverno e verão.
Além disso, o projeto, que surgiu ainda em 2017, tem possibilitado o registro de dados que afirmam o que muitos já desconfiavam: Pinheiro Machado tem potencial para ser a cidade com o inverno mais frio do Rio Grande do Sul e do Brasil, superando inclusive São José dos Ausentes, na serra gaúcha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.
Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.