Crônicas do Ridgway - A magia na sala de aula - DiCacimbinhas

ÚLTIMAS

sexta-feira, 10 de abril de 2020

Crônicas do Ridgway - A magia na sala de aula

Por Ridgway Ávila Veiga 

As paredes não falam, mas refletem tua voz. Ouve quem quer ouvir ou aqueles que desejam receber informações para guarda-las na memória e nunca esquecer de repeti-las. 

O giz, branco ou de outra cor, corre na face lisa do quadro, transformando as imagens que são transferidas da memória, sem apaga-la, e fixa diante dos olhares atentos e, ate daqueles que, por um motivo qualquer, estão dispersos num lugar longe dali, em sinais sinuosos e bem desenhados. 

Quando a última palavra é delineada, a voz retorna cortando o silencio a procura do sentido de audição, mas outros sentidos estão mais atentos e muitas palavras são perdidas por falta de concentração. 

Uma voz forte e determinada voa pelos ares até atingir seu objetivo. “copiem”! 

Os olhos estão focados nas curvas que o giz traçou em flocos brancos ou coloridos e espaçados transformando o verde em linhas paralelas. 

As salas de aulas, cadeiras, mesas, quadro negro ou verde e classes, são objetos estáticos sem vida própria. 

Uma fonte de informações e desejos ativo transformará em vida aquele ambiente onde o silencio profundo está disperso na solidão. 

Cheias de energia transformam o silencio em vida agitada, enquanto a solidão se afasta pedindo licença para quem está de chegada. Quando o mestre coloca o pé dentro de uma sala de aula e a encontra cheia de energia transformado o silencio em vida, enquanto a solidão se afasta pedindo licença para o recém chegado. Neste momento tudo se transforma, como um passe de mágica, a magia toma conta do lugar. 

Nas palavras que se deslocam pelo ar carregando uma paixão que vive em um coração que necessita se libertar, o único meio é compartilhar com aqueles que a fonte do seu amar. Ele só existe quando há alguém para os completar. 

O “mestre” é a vontade de ensinar, de transmitir conhecimento, de saber que a sua paixão elevou o outro a um grande patamar. Na sala de aula o professor transforma o amor em conhecimento que a vida só terá sentido se nós nos alimentarmos deles. 

Esta é uma pequena homenagem aos meus e outros professores que dedicaram ou dedicam, uma parte de suas vidas, transformando pessoas, dentro de uma sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.

Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.