Assembleia de Deus é uma das dezenas de igrejas que estão fechadas na cidade |
O prefeito municipal José Antônio na semana passada assinou decreto que flexibilizou a abertura dos comércios em Pinheiro Machado e a ação foi comemorada pelos comerciantes, que puderam com as devidas precauções voltar as suas atividades.
Diferentemente desta flexibilização, o decreto manteve a decisão de não permitir a abertura dos templos religiosos no município e o prefeito explicou o motivo.
"Não privamos que o pastor das igrejas visite seus congregados e isso pode ser feito, neste momento não podemos liberar as igrejas enquanto as escolas estão fechadas e isto se dá devido a minimizar os efeitos da pandemia", frisou.
Ressalta-se que como está no decreto, é possível para as igrejas no momento apenas fazer "lives" "vídeos" com a presença de apenas cinco pessoas no mesmo ambiente, mesmo após a abertura do comércio.
"Nos comércios podemos estabelecer o público de 2, 3, 5 pessoas e isso não podemos fazer quando se dar a abertura dos templos religiosos. Ressalto que é uma questão de tempo e não temos nenhum caso no município e percebemos que as ações estão dando certo. Estamos se protegendo e preservando a vida. Em breve será possível fazer uma nova avaliação e assim como as escolas (30 de abril), os templos poderão voltar as suas atividades", explicou o Prefeito.
Ao se posicionar nesta semana na Câmara Municipal o Vereador Fabrício Costa (PSB), destacou que recentemente estava sendo informado nas mídias que as ações em combate ao coronavírus seriam tomadas em comum acordo entre os municípios da Azonasul e que no caso da flexibilização para abertura dos templos religiosos está havendo distorções
“Na Azonasul apenas Pinheiro Machado e Pelotas não liberaram, com as devidas precauções, a abertura dos templos religiosos. Já se vê movimentação que na próxima semana Pelotas irá permitir com restrições (números de pessoas por determinadas áreas, utilização de álcool e gel e mascaras) e Pinheiro Machado será o único a não liberar”, explicou e ainda frisou que tem recebido muitas mensagens de moradores com o emocional extremamente abalado – “Sabemos que a Fé ajuda a superar momentos de dificuldade e por isso espero que o Governo se sensibilize e regulamente a abertura”, frisou.
Já o Vereador Sidinei Calderipe (PSB), da mesma forma pediu sensibilização do governo municipal e destacou que muitas pessoas estão com depressão e que necessitam de uma palavra de conforto dos pastores.
Os vereadores Renato Rodrigues (PSDB), Adão Martinho (PSDB), e Wilson Lucas (PDT) também manifestaram apoio para a abertura dos templos religiosos na cidade. “Apoiamos que com os devidos cuidados todos templos ligados a religiões voltem a funcionar na cidade”, destacaram.
Importante destacar que integrantes das Igrejas da cidade estão pressionando via rede social às lideranças políticas da cidade, para que pressionem a Administração Municipal para liberar à abertura dos templos.
Se o Governo Municipal seguir a linha de acompanhar o retorno das aulas, os templos continuarão fechados, pois, ainda não se tem previsão para a reabertura das escolas municipais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.
Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.