Campanha de Informação, Prevenção e Combate à Depressão em debate na Câmara de Vereadores - DiCacimbinhas

ÚLTIMAS

domingo, 17 de maio de 2020

Campanha de Informação, Prevenção e Combate à Depressão em debate na Câmara de Vereadores


O Vereador Ronaldo Madruga (PP) apresentou na última sessão da Câmara o Projeto de Lei que busca criar em Pinheiro Machado a Campanha Contínua de Informação, Prevenção e Combate à Depressão. 

O Projeto tem objetivo de ampliar a informação e o conhecimento sobre a depressão, suas causas, sintomas, meios de prevenção e de tratamento; Estimular a busca pelo diagnóstico e tratamento dos pacientes e Combater o preconceito que cerca à depressão. 

A Campanha busca conscientizar a população, através de procedimentos informativos, educativos, palestras, audiência pública, seminários e conferências, sobre os modos de combater e prevenir a depressão em todas as suas formas. 

Ressalta-se que a Organização Mundial da Saúde considera a “depressão maior”, que é um dos tipos de depressão, como uma das mais sofridas doenças no mundo, sendo um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, câncer entre outros. 

"É importante destacar que a presente proposição tem como propósito possibilitar o esclarecimento as pessoas que muitas vezes não encaram a depressão como uma doença. A depressão é um dos transtornos de humor mais estudados e debatidos na atualidade e também responsável pelo alto número de afastamento do trabalho. A preocupação tanto da comunidade cientifica quanto das autoridades de saúde é justificada pelas graves consequências da doença, sendo o suicídio a mais significativa. A complexidade e a gravidade desse transtorno exigem atitudes proativas, com tomadas de decisão céleres e efetivas, considerando as sérias implicações decorrentes da doença", justifica Ronaldo. 

Cabe destacar também, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que no Brasil, 7,6% dos adultos já tiveram a enfermidade, o que equivale a 11 milhões de pessoas. O Rio Grande do Sul está no topo da lista em casos de pessoas com depressão (13,2%).

A matéria está em estudo na Casa e posteriormente irá à votação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.

Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.