Iniciado no dia 2 de março, o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2020 foi estendido até as 23h59min de 30 de junho. Normalmente, o prazo é encerrado em abril, mas em virtude dos reflexos da pandemia de covid-19 em território nacional, os brasileiros ganharam mais dois meses para ganhar fôlego.
Contudo, segue mantido o cronograma de restituição de valores retidos no Fisco.
Até o momento, apenas 12.247 pessoas submeteram a declaração nos municípios jurisdicionados pela Receita Federal em Bagé: Aceguá, Bagé, Candiota, Hulha Negra, Dom Pedrito, Lavras do Sul, Pedras Altas e Pinheiro Machado.
Enquanto isto, no final de abril de 2019, encerramento do prazo, um total de 26.177 pessoas havia realizado a declaração. Em 2019, a arrecadação total nos oito municípios foi de R$ 44,3 milhões.
Até as 16h de quinta-feira, o número de declarações realizadas no Rio Grande do Sul era de 974.880, enquanto no Brasil, de forma geral, eram 14.204.221 declarações aplicadas.
Primeiro lote de restituição inicia em 29 de maio
Mesmo com a postergação do prazo para submissão das declarações, os pagamentos dos valores retidos começam no dia 29 de maio e encerram no dia 30 de setembro. Neste ano, os valores serão pagos em cinco etapas: 1º lote em 29 de maio; 2º lote em 30 de junho; 3º lote em 31 de julho; 4º lote em 28 de agosto e 5º lote em 30 de setembro.
O primeiro lote será liberado para contribuintes considerados prioritários para a Receita Federal, como idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência física ou mental, portador de doenças graves ou profissionais cuja principal fonte de renda seja o magistério.
Para consultar se a declaração foi liberada, basta acessar o site da Receita Federal ou ligar para o número 146 (Receitafone). Na consulta, pelo serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e verificar se existem inconsistências de dados. Estes erros impedem o pagamento da restituição e, caso aconteça, o contribuinte pode regularizar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.
Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.