Quadrilha presa em Ijuí, atacou fazenda na Campanha - DiCacimbinhas

ÚLTIMAS

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Quadrilha presa em Ijuí, atacou fazenda na Campanha


Uma quadrilha especializada em ataque a propriedades rurais foi alvo de operação da Polícia Civil. A ação denominada São Diogo cumpriu mandados de busca apreensão e prisão de quatro homens suspeitos de roubo de defensivos e maquinário agrícola. 

A operação policial ocorreu no local considerado sede da organização criminosa, interior do município de Ijuí, norte do Estado. Durante as buscas foram apreendidos grande quantidade de defensivos agrícolas de origem uruguaia, provavelmente produto contrabandeado, outros de origem desconhecida; produtos agrícolas com suspeita de falsificação e aproximadamente R$ 10 mil em cheques e cédulas. 

Segundo os investigadores, quantias oriunda da venda de produtos roubados e contrabandeados. Os veículos utilizados pelo bando em assaltos às propriedades rurais também foram recolhidos. 

Conforme o delegado responsável pela Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) de Bagé, André Mendes, a quadrilha agia em praticamente todo o território gaúcho. 

A investigação identificou crimes praticados em pelo menos 10 municípios: Rio Grande, Bagé, São Vicente do Sul, Pinheiro Machado, Pedras Altas, Lajeado, Cruz Alta, Santiago, Uruguaiana e São Gabriel. 

“Após esta organização criminosa cessar suas atividades deverá ocorrer uma significativa diminuição nos furtos e roubos de defensivos agrícolas no Estado, uma vez que o bando atua em todas as regiões”, salientou Mendes. 

Origem das investigações 
O bando começou a ser investigado pela Decrab de Bagé em janeiro, após um violento assalto ocorrido no município de Pedras Altas. A propriedade rural atacada fica próxima à fronteira com o Uruguai. 

Durante o roubo foram levados, aproximadamente, um milhão de reais em defensivos agrícolas e maquinário. 

De acordo com a Polícia Civil, os criminosos, fortemente armados, fizeram a família reféns, mantendo em cárcere, inclusive, com violência contra uma criança. No curso das investigações, os policiais traçaram o modo de operação da quadrilha. Além de roubos e furtos a propriedades rurais, também atuavam no comércio ilegal de armas de fogo, falsificação e comércio ilegal de defensivos agrícolas. 

Líder detido em Bagé 
Um dos líderes do bando foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Bagé, quando estava em deslocamento para efetuar entregas de produtos agrícolas na fronteira. Os demais membros do bando, três, foram localizados em Ijuí, durante as buscas realizadas pela Polícia Civil e Brigada Militar, sendo um deles flagrado em posse dos defensivos agrícolas. 

Com o avanço das investigações, Mendes solicitou ao Poder Judiciário, os mandados de buscas, apreensão e pela prisão preventiva dos principais líderes. Como os crimes que desencadearam o inquérito policial tiveram início após o assalto em Pedras Altas, a comarca responsável pelo processo será a de Pinheiro Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.

Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.