Região de Pinheiro Machado volta à bandeira vermelha - DiCacimbinhas

ÚLTIMAS

sábado, 25 de julho de 2020

Região de Pinheiro Machado volta à bandeira vermelha


Pinheiro Machado voltou a aparecer no sistema de Distanciamento Controlado como área com risco alto para o coronavírus. No mapa divulgado no começo da noite de sexta-feira (24), a região que tem Pelotas e Rio Grande como referência de atendimento à doença apresentou agravamento nos índices calculados pelo governo do Estado.

É a terceira vez que a bandeira vermelha é indicada para a Zona Sul. A classificação é preliminar e os municípios podem pedir revisão até a manhã de domingo. O mapa final é divulgado na segunda-feira.
As 14 regiões em bandeira vermelha são: Caxias do Sul, Taquara, Canoas, Porto Alegre, Pelotas, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Cruz Alta, Bagé, Passo Fundo, Palmeira das Missões e Santo Ângelo.

Já Lajeado, Cachoeira do Sul, Erechim, Ijuí, Uruguaiana e Santa Maria foram enquadradas preliminarmente na bandeira laranja, de risco médio de infecção.

Apesar da cor vermelha para a região, 13 municípios poderão optar por adotar regras mais flexíveis (bandeira laranja) por se enquadrarem no critério 0-0 (nenhuma morte ou internação nas últimas duas semanas). São eles: Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Arroio Grande, Cerrito, Chuí, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Pinheiro Machado, Piratini, Santa Vitória do Palmar e Santana da Boa Vista.



SAIBA MAIS
A classificação prévia na bandeira vermelha afeta 352 dos 497 municípios gaúchos, abrangendo um total de 9,2 milhões de pessoas – 82% da população gaúcha. Contudo, 181 dessas cidades não tiveram nem óbitos nem hospitalizações e, pela regra do modelo, poderão adotar restrições da bandeira laranja.

Segundo o Palácio Piratini, esta semana o cenário no sul do Estado tornou-se mais preocupante porque houve piora de índices em toda a macrorregião Sul. Esta área abrange também municípios que têm Bagé como referência de atendimento e que passaram a figurar com a classificação vermelha. Na semana passada foram justamente índices macrorregionais um pouco melhores que fizeram com que Pelotas evoluísse da bandeira vermelha para a laranja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.

Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.