Crônicas do Ridgway - A água e seus benefícios - DiCacimbinhas

ÚLTIMAS

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Crônicas do Ridgway - A água e seus benefícios

Por Ridgway Ávila Veiga 

Nas minhas viagens mentais por Pinheiro Machado mergulhei nas profundezas da terra para entender porque esta cidade se mantem viva até hoje. Tive que ir fundo até um lençol freático que alimenta o arroio “China Inocência” onde suas águas cortam uma grande porção desta terra abençoada por Deus. 

Já surgiram cacimbas milagrosas, mas não mais importante que as águas que descem, mansamente, cortando as terras deste município tão importante para esta região. 

As águas deste rio, correm por canos, ora por baixo, ora por cima da terra, até chegar à estação de tratamento da CORSAN (Companhia Riograndense de Saneamento). 

Sem este liquido precioso as belas e antigas casas já não eram mais habitadas. Talvez, seja a quadra mais importante da cidade, porque ali a mágica da transformação beneficia quase toda a população da cidade. Sem água potável o homem não cria morada porque o seu aparelho digestivo não aceita impurezas. 

Um complexo emaranhado de canos, pressionado pela água, se infiltra pelas ruas sem percepção do olho humano e chega até as casas e só vamos perceber sua importância na falta dela. Transformar a água barrenta do rio em água potável é uma tarefa para profissionais de alto gabarito. 

Quantos passam pela estação de tratamento e não tem noção da diferença que ela faz para a cidade. O corpo humano tem uma dependência tão grande d’água que se abríssemos a torneira do aparelho urinário esvaziaríamos a fonte da vida. Nem sempre damos valor para as coisas que tem valor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.

Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.