O Hospital de Pinheiro Machado, por meio da mantedora Associação Assistencial de Saúde (AAS) inaugurou no mês de abril a Sala de Mamografia, espaço destinado à saúde feminina. A cerimônia de inauguração foi conduzida pela advogada Lóren Pinto Ferreira e contou com a presença de membros da diretoria do Hospital, do prefeito municipal Ronaldo Madruga, do vice-prefeito Rogério Gomes de Moura, parlamentares, funcionários e o representante da empresa Gabamed, Lucas Barbosa.
O aparelho de mamografia foi conquistado pelo Hospital em parceria com a empresa Gabamed Equipamentos Eletrônicos e Hospitalares.
Ronaldo Madruga ao fazer uso da palavra agradeceu os membros da diretoria e fez questão de lembrar de todo esforço feito para reerguer o hospital de Pinheiro Machado.
“Essa direção sentiu frio, sentiu fome, chorou, brigou e hoje os frutos que estão sendo colhidos não são só da diretoria e sim de toda sociedade. A sala de mamografia representa muito para as mulheres, pois será possível realizar exames preventivos. Quando assumimos tínhamos a vontade e a coragem. Quando saíamos peregrinando o Rio Grande atrás de novos modelos de gestão, escutávamos que iríamos afundar o hospital. Minha voz dizia que não era verdade e poucos acreditavam”, lembrou Ronaldo.
O prefeito lembrou de muitos nomes que ajudaram a reerguer o hospital. “Fomos alvos de denúncia e escutamos as piores coisas, mas vencemos”, comemorou.
O vice-prefeito Rogério Gomes de Moura parabenizou a diretoria da instituição destacando que valeu apena ter votado favorável a intervenção que ocorreu no hospital na gestão 2013-2016.
“Não quero menosprezar ninguém, mas o hospital estava praticamente de portas fechadas quando ocorreu a intervenção e graças a Deus deu certo. Pois mesmo com minoria na Câmara o PL foi aprovado e hoje vejo que valeu muito ter confiado nos atuais administradores. Espero que em breve a fila de mamografia seja zerada”, comemorou Rogério.
A diretora financeira da instituição, Everaldina Santos agradeceu a todas pessoas que se doam ao hospital e destacou que o trabalho prestado por ela é realizado de coração e com muito amor.
Everaldina explicou que a técnica em Radiologia Médica e especialista em Mamografia, Fanciele Rodrigues Vieira, será a responsável pela realização dos exames. Além da especialização, Franciele fez treinamento para operar o aparelho e realizar os exames, ofertado pelo hospital de Pinheiro Machado e realizado junto a técnica especializada em Mamografia, Janaína Rodrigues, com 14 anos de experiência no setor em Pelotas.
“Tenho o apoio de todos e sei que sem esse apoio não seria possível realizar este trabalho pelo hospital. Agradeço em especial ao meu marido que está sempre ao meu lado e quero dizer que o trabalho que presto é de coração e com muito amor”, frisou.
O vereador e ex-secretário de Saúde Éliton Rodrigues destacou que a inauguração da sala de mamografia é um momento histórico no município e que as pessoas precisam valorizar mais os serviços realizados no Município.
“Aqui quando as pessoas são atendidas, são atendidas pelo nome, e quando saem daqui são apenas um número. Lamento que algumas pessoas ainda não valorizem o trabalho feito aqui. Nós temos que valorizar o que tem aqui, pois somos referência para os outros municípios no atendimento das pessoas, pois o atendimento é feito com carinho amor e pensando nas pessoas. As mulheres não precisarão mais viajar para outros municípios para realizar os exames e em breve esperamos zerar a fila que hoje é de 300 mulheres esperando pelo exame de mamografia”, destacou Rodrigues.
O presidente da ASS, Guaracy Veleda agradeceu o esforço de todos funcionários, médicos e dos diretores. “Mesmo com toda pandemia conseguimos nos organizar e seguir adiante. Conseguimos implantar um contêiner para as testagens para garantir a segurança de todos. Estamos sempre buscando avançar e se conseguimos realizar reformas e evoluir é devido ao trabalho coletivo de todos, dos funcionários, profissionais de saúde e da diretoria”, lembrou Guaracy.
SERVIÇO
O mamógrafo está apto para atender uma demanda de até 20 exames diários, sendo que as primeiras mamografias foram realizadas na terça-feira (3). Os exames serão realizados de segunda a sexta-feira, conforme agendamento prévio realizado pela Secretaria de Saúde.
Inicialmente, o atendimento será realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), particular e será concedido desconto para quem possui convênios, até que sejam firmados os contratos com os próprios convênios.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil e o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento e a cura. Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar a Secretaria de Saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente.
Além disso, toda mulher entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo quando não há suspeita ou sintomas.
RELEMBRE
Em outubro de 2021, durante a campanha do Outubro Rosa, 15 mulheres foram beneficiadas com o exame de prevenção e detecção do câncer de mama em Pinheiro Machado. Os exames foram realizados no Hospital em caráter de treinamento e alusivos a Campanha. Na ocasião, o alvará de funcionamento ainda não estava liberado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.
Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.