Além da ovinocultura, o município de Pinheiro Machado se destaca pelo cultivo de oliveira e a produção de bons azeites de Oliva. A localização geográfica, o clima seco e a amplitude térmica favorecem o desenvolvimento da árvore e dos frutos, com 400 horas anuais abaixo de sete graus e muitos dias ensolarados e secos, que garantem o diferencial na produção.
Ao iniciar a implantação do cultivo de oliveira, os idealizadores da empresa Azeite Torrinhas, foram à procura de um local para materializar o projeto. E nessa busca a fazenda Lanceiros Negros foi eleita para a concretização do plantio por oferecer bom território para a olivicultura.
O sócio-diretor da empresa, Rafael Buchabqui, conta que a ideia era diversificar o investimento, “entramos no ramo do agronegócio em 2016. Este ano, concluímos a segunda safra com um resultado muito bom e uma agroindústria onde produzimos nosso azeite”, disse.
A fazenda, localizada no interior de Pinheiro Machado, na Campanha Gaúcha, foi adquirida em agosto de 2016, quando ainda se chamava Fazenda Quero Quero. A mudança de nome faz referência à história do Cerro dos Porongos, lugar histórico onde aconteceu uma das batalhas da Guerra dos Farrapos.
O plantio das oliveiras teve início em 2017, com as variedades Arbequina (espanhola), Arbosana (espanhola), Coratina (italiana), Frantoio (italiana), Koroneiki (grega) e Picual (espanhola).
No desenvolvimento do plantio, a mata nativa e as nascentes do Arroio Candiotinha foram totalmente preservadas.
A primeira colheita foi realizada em 2021, com uma safra de 38,5 toneladas de azeitonas, que renderam 4,8 mil litros de azeite extravirgem e obteve excelentes indicadores de qualidade no Laboratório da Embrapa.
“Estes números ganham importância por se tratar de uma primeira safra em apenas 28 hectares, com quantidade e qualidade de um azeite fresco que demonstra a força do produto feito em terras gaúchas”, aponta a empresa.
Buchabqui explica que a expectativa é aumentar a produção ano a ano. “Em relação a 2021, praticamente triplicamos a safra em 2022, chegando a um total aproximado aos 15 mil litros de azeite. No ano anterior não estávamos tão preparados para a safra. Em 2022, o planejamento foi melhorado e a perspectiva para o futuro é muito boa”, disse.
Ele destaca também que o planejamento financeiro é importante. “Para a olivicultura, é necessário um investimento relevante e o retorno não é imediato. Por isso, é fundamental planejar e criar mecanismos para suportar. Por outro lado, é gratificante ver o investimento se tangibilizar ano a ano. Estamos certos de que, em breve, todo o esforço durante os primeiros anos terá valido a pena”, projetou.
A expansão do investimento é um fator importante para a economia do município gerando empregos e renda. Atualmente, a empresa conta com 10 funcionários fixos, que realizam o manejo anual.
Durante a colheita e períodos de adubação ou tratamentos intensivo esse número aumenta, com a contratação de terceirizados.
O sócio-diretor ainda explica que o nome Azeite Torrinhas está relacionado à localização do plantio. “Nosso azeite tem o nome da terra onde estão plantadas nossas oliveiras. Trazemos no nome a força da nossa identidade local e a potência de uma região de terroir único para a produção do ‘ouro líquido’, como é chamado o azeite de oliva”.
Recentemente, a marca ganhou destaque na mídia nacional e internacional ao participar da 3ª edição da Anufood Brazil, realizada em São Paulo, uma feira internacional exclusiva para o setor de alimentos e bebidas.
O evento é considerado o principal canal gerador de negócios e a mais completa vitrine de lançamentos de produtos nacionais e internacionais para o varejo, rede food service, alimentação fora do lar e hotelaria.
Buchabqui destacou a importância da primeira participação do Azeite Torrinhas em uma feira voltada para o setor.
“A ideia [foi] de prospectar novos clientes e novos espaços pelo país. A experiência foi ótima e estamos muito otimistas em angariar novos clientes e novos consumidores do nosso azeite. Temos convicção de que a qualidade do nosso produto merece chegar à mesa dos mais diversos consumidores. Essa é a nossa meta”.
O consumidor que tiver interesse em adquirir o Azeite Torrinhas Frutado Suave, Frutado Intenso e Torrinhas do Chef, produzido no Pampa Gaúcho, pode contatar a Central de Vendas pelo WhatsApp e telefone (51) 99748-4526.
https://www.jornaltradicao.com.br/pinheiro-machado/rural/pinheiro-machado-produzido-no-interior-do-municipio-azeite-torrinhas-ganha-destaque-nacional-pela-qualidade/
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