Prestes a completar 50 anos de fundação, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Pinheiro Machado é uma entidade sem fins lucrativos e tem por objetivo lutar e fazer valer os direitos dos trabalhadores e assalariados rurais, disponibilizando a eles uma garantia de melhores condições para o exercício da atividade rural.
Fundado em 16 de maio de 1972 e com Carta Sindical registrada em 30 de agosto de 1973, desde o início, o STR cumpre papéis fundamentais aos associados, como a prestação de serviços, reivindicação de direitos e políticas públicas que beneficiem o coletivo.
O fundador do STR, Eliseu Ídio Peres, foi o primeiro presidente e se manteve no cargo até 1986, junto a tantas outras lideranças que fizeram parte da fundação e trabalho inicial do sindicato, entre eles o padre Hilário Munhos, professor Aluizio Kunz, Modesto Teixeira, Osvaldo Ulisses dos Santos e Claudio José Teixeira.
Na época, a participação dos líderes sindicais dos municípios de Canguçu e Piratini foi fundamental para a fundação do STR, dando suporte e disponibilizando os formulários de inscrição.
Os primeiros serviços prestados pelo Sindicato foram o preenchimento de guias de produtor, declaração do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Requerimento de Aposentadoria.
O presidente do Sindicato, Júlio Moreira, ressalta que ao longo dos anos a instituição participou de diversas manifestações em busca da garantia dos trabalhadores rurais, bem como promoveu eventos de grande porte, mobilizando a comunidade para ir à luta em prol dos seus direitos.
Nesse meio século de existência, o STR tem uma história de lutas e conquistas que trouxeram progresso não somente aos associados, mas a toda sociedade pinheirense ao lutar pelos direitos dos homens e das mulheres que vivem no campo.
De acordo com Moreira, atualmente o associado conta com uma gama de serviços diversificados, convênios de saúde e o departamento agropecuário, onde pode efetuar suas compras.
“Os produtores rurais possuem a condição de segurados especiais e o STR auxilia os associados no processo de aposentadoria, sendo este um dos compromissos do sindicato. Hoje o serviço é mais ágil e rápido com o INSS Digital, podendo o associado fazer todo o encaminhamento através do sindicato”, esclareceu.
Moreira destacou o compromisso e a responsabilidade de manter uma instituição no período pandêmico, que comprometeu a economia mundial. “Graças a Deus a gente vem trabalhando sempre de forma equilibrada. As gestões anteriores tiveram um planejamento financeiro muito bem elaborado, baseados em números conscientes e sempre ajustando conforme as necessidades. Esta base faz com que se consiga trabalhar garantindo a qualidade do atendimento ao associado”, disse.
O STR tem sua sede própria localizada na avenida Protásio Alves, n° 1032, no Centro.
https://www.jornaltradicao.com.br/pinheiro-machado/rural/sindicato-dos-trabalhadores-rurais-de-pinheiro-machado-completa-50-anos-de-fundacao-em-maio/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.
Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.