Candiota, Lavras do Sul e Pinheiro Machado passaram a contar, nesta semana, com uma unidade do projeto Nosso Cantinho da Leitura. Dos novos espaços da iniciativa confirmados, outros foram inaugurados em Canguçu e Piratini.
Em Pinheiro Machado, a EMEI Pinheirinho foi selecionada para ganhar seu Cantinhos da Leitura. Já em Candiota, a escola abraçada pelo projeto é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Neli Betemps. Já Lavras do Sul, a escola abraçada pelo projeto é a EMF Dr. Cláudio Teixeira Bulcão, no bairro centro.
Na ação, as instituições de ensino recebem uma caixa com 50 exemplares de livros de autores afro-brasileiros e indígenas, 10 bonecas de pano de personagens variados (produzidas pela Rosas Negras) para deixar o espaço ainda mais lúdico e educativo, além de uma capulana para enriquecer o espaço do cantinho e 5 unidades de Giz de cera com 24 tons de pele.
O material tem o intuito de estimular a leitura dos pequenos e celebrar a diversidade, criando uma maior interação entre alunos e professores. Além de oportunizar experiências com leituras que tragam representatividade. O projeto já esteve em 12 municípios fazendo as entregas de Cantinhos da Leitura em escolas municipais.
A coordenadora do projeto, Cristiane Ostermann, comentou sobre a experiência das entregas e salientou que não foi só a alegria das crianças e a surpresa que elas tiveram ao ver as obras, os bonecos, mas, principalmente, também o entusiasmo dos professores. "Percebemos o quanto eles estão cientes da importância da gente oferecer essa literatura afro-brasileira e indígena para as crianças, da importância que o projeto tem no sentido de celebrar a vida. Porque para nós como projeto Nosso Cantinho da Leitura, acreditamos que a diversidade é sinônimo de vida.”
A iniciativa tem como propósito distribuir 50 títulos para cada instituição, que priorizem as temáticas afro-brasileira e indígena e colaborem para o cumprimento das Leis 10639/2003 e 11645/2008 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais, que trazem a obrigatoriedade da presença desses temas nos currículos escolares. Viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto Nosso Cantinho da Leitura conta com o patrocínio da CMPC e tem como objetivo colaborar com a diversidade do acervo literário de escolas públicas e/ou centros municipais de Educação Infantil e fomentar o hábito da leitura desde os primeiros anos de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.
Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.