A comunidade de Candiota está lutando por melhores condições na transição energética que deve ocorrer na Fase C da Usina Presidente Médici. Para isso, uma das formas de colaborar é votando na plataforma on-line Brasil Participativo.
A plataforma permite fazer propostas e votar no Plano Plurianual 2024-2027 (PPA). Dentre as propostas feitas, uma é de autoria do Sindicato dos Eletricitários do Rio Grande do Sul (Sinergisul).
Conforme a diretora da entidade na região, Maria Cristina Silva, a meta é ter a proposta mais votada na plataforma. “Temos a meta máxima, sermos os mais votados para que consigamos manter vivo o desenvolvimento para o Sul do Rio Grande do Sul, região pobre, com poucos recursos para empregos, ao contrário de Santa Catarina”, disse.
A ideia é incluir o Estado na lei que contempla Santa Catarina, a Lei Federal 14299/2022. O texto instituiu o Conselho do Programa de Transição Energética Justa. Atualmente, o Programa inclui apenas a região carbonífera do estado vizinho.
Para isso, a campanha precisa somar cerca de 3 mil votos até o dia 14 de julho, prazo em que a votação das propostas será encerrada. “Esperamos conscientização de toda região. Em específico Candiota, Hulha Negra, Bagé, Pedras Altas, Aceguá e Pinheiro Machado. É hora do povo acordar e lutar para manter sua dignidade e não dependermos de assistencialismo. Não queremos sacolões final do mês, queremos salário depois de 30 dias trabalhados”, finalizou Maria Cristina.
Entenda
O Plano Plurianual (PPA) é um documento que está previsto na Constituição de 1988. Ele é elaborado de quatro em quatro anos, sempre no primeiro ano de mandato do presidente. O PPA define metas, diretrizes e programas do Governo. Em 2023, ele será elaborado com apoio aberto da população por meio da plataforma Brasil Participativo. O PPA deve ser entregue às (aos) senadoras (es) e deputadas (os) no Congresso Nacional até 31 de agosto de 2023, junto à Lei Orçamentária Anual (LOA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.
Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.