Distribuidora justificou que seu posicionamento no ranking se dá pelas dificuldades enfrentadas com as chuvas que causaram estragos no Estado em 2023
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou o resultado do desempenho das distribuidoras no fornecimento de energia elétrica em 2023. A publicação feita na sexta-feira, dia do consumidor, mostrou que a CEEE Equatorial, concessionária que atende Porto Alegre e outros 71 municípios gaúchos, figura na penúltima colocação. Segundo a Agência, a divulgação engloba os números de Duração e Frequência de interrupções observados em 2023, o ranking das distribuidoras e as compensações pagas aos consumidores pelas empresas por extrapolarem os limites individuais de duração e frequência de interrupções.
A CEEE publicou nota oficial à imprensa justificando que seu posicionamento no ranking se dá pelas dificuldades enfrentadas com as chuvas que causaram estragos no Rio Grande do Sul em 2023. Segundo a empresa, desde sua entrada na concessão, em 2021, aplicou cerca de R$ 1,7 bilhão em “modernizações, ampliações e construções de novas estruturas do sistema elétrico”.
Nos últimos meses de 2023, diversos clientes ficaram sem energia elétrica em suas casas. O Estado teve um pico de 81 mil casas sem abastecimento.
A outra Distribuidora de grande porte que atende o Rio Grande do Sul, a RGE, que atende o interior do estado, foi citada como a que mais evoluiu em relação a 2022, avançando 10 posições.
Confira abaixo a nota oficial enviada pela CEEE à imprensa
Nota Final Posicionamento Imprensa – Ranking Aneel 2023
O Grupo Equatorial Energia trabalha constantemente para elevar os padrões de qualidade no fornecimento de suas concessões, com melhoria de processos e investimentos em confiabilidade da rede de distribuição e tecnologia.
O modelo de gestão diferenciado da Equatorial vem sendo aplicado com sucesso nos estados onde está presente, implementando sua experiência na recuperação de ativos e no avanço da qualidade dos serviços.
Com relação à CEEE Equatorial, o Grupo Equatorial Energia tem o compromisso de melhorar continuamente os serviços prestados aos 72 municípios ou 1,8 milhão de clientes da companhia. Desde a entrada na concessão, em 2021, já foram aplicados pela CEEE Equatorial R$ 1,7 bilhão em modernizações, ampliações e construções de novas estruturas do sistema elétrico. Essas ações demandam um tempo para produzir os resultados, e a expectativa é de melhoria nos indicadores nos próximos anos. Vale destacar que, desde o ano passado, o Rio Grande do Sul vem enfrentando uma série de eventos climáticos extremos, que danificaram a rede elétrica e impactaram diretamente o fornecimento de energia em toda área de concessão, além do andamento do cronograma de obras na região. Em setembro de 2023, especificamente, o estado enfrentou chuvas acima da média e cheias históricas, inclusive em Porto Alegre, que teve o mês mais chuvoso desde que é feita a medição pluvial na capital gaúcha, em 1916.
Ainda assim, em relação ao ranking da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para distribuidoras acima de 400 mil clientes, a própria Agência Reguladora destacou que a qualidade dos serviços de distribuição de energia elétrica melhorou no ano passado em comparação com o ano de 2022, conforme apontam os indicadores DEC e FEC apurados pela Aneel, reiterando a busca para que as distribuidoras ofereçam sempre serviço de melhor qualidade para os consumidores.
Por fim, a Equatorial Energia acredita que a experiência do Grupo na melhoria dos seus resultados de desempenho nas outras concessões, a exemplo da Equatorial Pará, que já ocupou a última posição nesse mesmo ranking e, hoje, conquistou o segundo lugar entre as melhores distribuidoras de grande porte no Brasil, fará com que a CEEE Equatorial também apresente resultados positivos nos próximos anos.
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