Na sexta-feira (15), foi realizada uma ação conjunta das secretarias municipais reunindo os Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Combate às Endemias, servidores e estudantes da rede municipal de ensino promovendo um mutirão de conscientização e combate à dengue. Durante a ação foram distribuídos panfletos informativos e as medidas preventivas foram enfatizadas ao longo do percurso.
O mutirão teve por objetivo informar e mobilizar a população para que cada um faça a sua parte no combate ao mosquito da dengue. Segundo a administração municipal, a ação faz um apelo a comunidade em geral sobre o descarte irregular de lixo em via pública. “Temos que ter consciência que o lixo descartado em locais inapropriados pode se tornar em espaço ideal para a proliferação do mosquito transmissor da doença”, disse.
Na última semana, também foi realizada, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, a coleta de mais de 500 pneus em todo o município. Vale ressaltar que os pneus usados, descartados incorretamente, podem se transformar em criadouros do mosquito devido a água da chuva que acumula.
O secretário Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, Térbio Gallo, ressaltou a importância do trabalho de conscientização que vem sendo realizado. “Essa ação de recolhimento de pneus é fundamental para evitar o descarte irregular e prevenir a proliferação do mosquito da dengue. Estamos trabalhando em conjunto com diversas áreas da prefeitura e com o apoio dos alunos da rede municipal para conscientizar a população sobre a importância da prevenção. Amanhã, durante a campanha de combate à dengue, estaremos reforçando ainda mais esse trabalho educativo e de conscientização”.
A administração municipal informa que os agentes estão todos uniformizados e identificados. Além disso, em caso de dúvida sobre o trabalho o cidadão deve fazer contato com a Secretaria Municipal de saúde.
Até o momento, Pinheiro Machado registrou dois casos de dengue, ambos, importados, quando o paciente se infecta fora do município. No final de fevereiro, um foco de larvas do mosquito Aedes aegypti foi detectado no centro da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.
Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.