Comissão avalia duas propostas de denominação da ERS-608 - DiCacimbinhas

ÚLTIMAS

quinta-feira, 11 de julho de 2024

Comissão avalia duas propostas de denominação da ERS-608


Duas propostas de denominação da ERS-608, que liga Pedras Altas ao município de Pinheiro Machado tramitam na Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização da Assembleia Legislativa. Os dois projetos têm o deputado Leonel Radde como relator. O parlamentar pode apresentar parecer favorável ou contrário às proposições.

A primeira proposta, apresentado pelo deputado Luiz Marenco, em 2021, denomina a ERS-608 de Rodovia dos Lanceiros Negros. Marenco argumenta, na justificativa apresentada ao parlamento, que 'os Lanceiros Negros tiveram papel fundamental para a Proclamação da República Rio-Grandense'.

“Formado por homens escravizados, os Lanceiros Negros lutaram ao lado do Exército Farroupilha contra o Império, com a promessa de liberdade ao fim do conflito. Entretanto, quando se aproximou o fim da guerra, centenas deles, comandados pelo farroupilha Davi Canabarro, foram massacrados pelo Exército Imperial no Cerro dos Porongos, hoje município de Pinheiro Machado. Esse episódio ficou conhecido como Massacre dos Porongos”, pontua o parlamentar.

Marenco também observa que, no final da guerra, estima-se que os lanceiros representavam até um terço das tropas farroupilhas, ou aproximadamente 10 mil homens. “Entendemos que a Revolução Farroupilha é um dos mais importantes momentos históricos do Rio Grande do Sul e, como todo episódio heroico, há fatos relevantes que são elevados oficialmente e outros que não ganham o destaque merecido”, observa, ao defender que 'não se deve deixar cair no esquecimento uma página sequer deste levante que deixou um legado de amor à terra e, principalmente, à liberdade'.

A segunda proposição, apresentada pelo deputado Pedro Pereira, em 2022, denomina de Rodovia Luiz Alberto Soares Perdomo – Bebeto o trecho da ERS-608, entre Pedras Altas e a BR-293. 

Conforme o parlamentar, a iniciativa é uma forma de homenagear o ex-prefeito de Pedras Altas, que faleceu em decorrência de infarto, em abril de 2022.

Natural de Herval, Bebeto atuou como professor, foi servidor da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), iniciando sua carreira política como vereador no município de Herval. Foi vice-prefeito do município no período de 2013/2016, e, nas eleições municipais de 2016, foi eleito prefeito de Pedras Altas, pelo Progressistas, alcançando a reeleição no pleito de novembro 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.

Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.